Pesquisa personalizada

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cleiton Roque destaca políticas públicas para a juventude


Arnaldo B. T. Martins - O candidato a vice governador de Rondônia, Cleiton Roque (PSB), em conversa com os jovens irmãos Ana Paula e Luiz Henrique, em São Domingos, abordou vários aspectos do Programa de Governo de Eduardo Valverde (PT) para a juventude de Rondônia. Ele disse, e os jovens concordaram, que a maior dificuldade para os jovens é sua inserção no mercado de trabalho, por falta de qualificação profissional.

“Os jovens rondonienses atualmente estão desassistidos quanto à oportunidade de se prepararem para o mercado de trabalho, por falta da Universidade Estadual de Rondônia que o nosso Plano de Governo pretende instalar em várias cidades, e por falta de cursos”, disse Cleiton Roque citando como exemplo o Projovem, projeto do governo federal executado em Pimenta Bueno no ano passado, formando tecnicamente 800 jovens. “Desses oitocentos, cem se formaram em estética e beleza”, exemplificou.

A jovem Ana Paula que se mostrou muito articulada e conhecedora dos problemas do Vale do Guaporé da BR 429, disse que a região tem um grande potencial turístico que não está sendo aproveitado. Ele entende que se o governo estadual desenvolver ações neste sentido, milhares de famílias terão a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida, sobretudo os índios, os quilombolas, os ribeirinhos e seringueiros, gente muito antiga no local.

Cleiton Roque concordou e disse que o Plano de Governo da coligação “Rondônia Melhor para Todos” contempla o turismo, inclusive com destinações específicas para o Vale do Guaporé e BR 429. “Temos os olhos voltados para todas essas questões, justamente por também conhecermos de perto as potencialidades dessa região, tanto para o setor turístico quanto para o setor cultural que por aqui também é forte”, disse o candidato explicando que já morou na região.

Os jovens também falaram do potencial agrícola, saúde e educação. A maior reivindicação dos jovens do Vale do Guaporé é a Universidade Estadual. Ana Paulo disse que vários amigos dela e do irmão debandaram-se para a Bolívia e para Porto Velho em busca de trabalho e estudo qualificado. “Queremos que nossos amigos permaneçam aqui, porque nós também queremos permanecer aqui ajudando a desenvolver nossa região”, disse Ana Paula.

Cleiton Roque que representa a juventude na coligação PT/PSB, assumiu o compromisso de, se eleito, visitar a região e juntamente com os jovens estabelecer prioridades para as políticas públicas de juventude que terão oportunidade de implementação e fomento no governo de Eduardo Valverde e Cleiton Roque. “Vocês não estarão sozinhos, e com certeza a força do Estado vos auxiliará naquilo que vocês identificarem como prioridade para a juventude do Vale do Guaporé e da BR 429”, concluiu o vice.

Ana Paulo e Luiz Henrique, juntamente com o irmão Carlos Hetturi fazem parte da organização da Cavalgada de Abertura da 6ª Expovale que acontece amanhã (28). Eles também integram a diretoria de uma das maiores comitivas da região, a Bloco Pipinelas, que, segundo Luiz Henrique tem mais de 500 participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário