Pesquisa personalizada

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cleiton Roque destaca políticas públicas para a juventude


Arnaldo B. T. Martins - O candidato a vice governador de Rondônia, Cleiton Roque (PSB), em conversa com os jovens irmãos Ana Paula e Luiz Henrique, em São Domingos, abordou vários aspectos do Programa de Governo de Eduardo Valverde (PT) para a juventude de Rondônia. Ele disse, e os jovens concordaram, que a maior dificuldade para os jovens é sua inserção no mercado de trabalho, por falta de qualificação profissional.

“Os jovens rondonienses atualmente estão desassistidos quanto à oportunidade de se prepararem para o mercado de trabalho, por falta da Universidade Estadual de Rondônia que o nosso Plano de Governo pretende instalar em várias cidades, e por falta de cursos”, disse Cleiton Roque citando como exemplo o Projovem, projeto do governo federal executado em Pimenta Bueno no ano passado, formando tecnicamente 800 jovens. “Desses oitocentos, cem se formaram em estética e beleza”, exemplificou.

A jovem Ana Paula que se mostrou muito articulada e conhecedora dos problemas do Vale do Guaporé da BR 429, disse que a região tem um grande potencial turístico que não está sendo aproveitado. Ele entende que se o governo estadual desenvolver ações neste sentido, milhares de famílias terão a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida, sobretudo os índios, os quilombolas, os ribeirinhos e seringueiros, gente muito antiga no local.

Cleiton Roque concordou e disse que o Plano de Governo da coligação “Rondônia Melhor para Todos” contempla o turismo, inclusive com destinações específicas para o Vale do Guaporé e BR 429. “Temos os olhos voltados para todas essas questões, justamente por também conhecermos de perto as potencialidades dessa região, tanto para o setor turístico quanto para o setor cultural que por aqui também é forte”, disse o candidato explicando que já morou na região.

Os jovens também falaram do potencial agrícola, saúde e educação. A maior reivindicação dos jovens do Vale do Guaporé é a Universidade Estadual. Ana Paulo disse que vários amigos dela e do irmão debandaram-se para a Bolívia e para Porto Velho em busca de trabalho e estudo qualificado. “Queremos que nossos amigos permaneçam aqui, porque nós também queremos permanecer aqui ajudando a desenvolver nossa região”, disse Ana Paula.

Cleiton Roque que representa a juventude na coligação PT/PSB, assumiu o compromisso de, se eleito, visitar a região e juntamente com os jovens estabelecer prioridades para as políticas públicas de juventude que terão oportunidade de implementação e fomento no governo de Eduardo Valverde e Cleiton Roque. “Vocês não estarão sozinhos, e com certeza a força do Estado vos auxiliará naquilo que vocês identificarem como prioridade para a juventude do Vale do Guaporé e da BR 429”, concluiu o vice.

Ana Paulo e Luiz Henrique, juntamente com o irmão Carlos Hetturi fazem parte da organização da Cavalgada de Abertura da 6ª Expovale que acontece amanhã (28). Eles também integram a diretoria de uma das maiores comitivas da região, a Bloco Pipinelas, que, segundo Luiz Henrique tem mais de 500 participantes.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Eduardo Valverde e Cleiton Roque garantem Shoping Cidadão para Pimenta Bueno


Arnaldo B. T. Martins - Durante visita a Pimenta Bueno neste fim de semana o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB” Eduardo Valverde assumiu o compromisso, a pedido de seu vice, Cleiton Roque, de retirar a cadeia do centro da cidade de Pimenta Bueno, instalando no local um “Shopping Cidadão”.

“Essa situação de manter uma cadeia de frente para a praça, no centro da cidade, impede até mesmo novos investimentos por parte dos comerciantes que pretendem investir no Município, gerando mais emprego e renda, além de ser um desconforto para a população, que fica receosa de caminhar com a família pela Praça dos Pioneiros”, pontuou Cleiton Roque.

Para Eduardo Valverde a instalação de um “Shopping Cidadão” no local da cadeia, onde também se instalaria uma Secretaria de Estado, além de resolver os problemas advindos da cadeia em si, seria muito mais útil para a população, que teria neste local mais comodidade para tirar documentos de identidade e ter acesso a inúmeros outros serviços públicos.

“A pedido do meu vice Cleiton Roque, assumo este compromisso como prioridade em meu governo, se assim for eleito. Vamos buscar parcerias com a Prefeitura Municipal no sentido de construir uma nova cadeia em local mais apropriado, e vamos transformar o atual local em um ‘Shopping Cidadão’, com representações de vários órgãos públicos estaduais, municipais e federais, aproximando nossas ações da população pimentense”, disse Eduardo Valverde.

Cleiton Roque voltou a salientar que um governo se faz com parcerias, e que o governo de Eduardo Valverde é uma porta aberta para o diálogo com os governos municipais e federal, no sentido de beneficiar a população.

“A população de Pimenta Bueno e região receberá especial atenção do próximo vice-governador de Rondônia, se a nossa população entender que Eduardo Valverde é, neste momento, o nome mais preparado para governar o nosso Estado, até mesmo pelo interesse que tem de estreitar os laços administrativos junto ao governo federal para buscar soluções que atendam à demanda interna”, concluiu Cleiton Roque.

Cleiton Roque reúne-se com madeireiros de Pimenta Bueno


Arnaldo B. T. Martins - O candidato a vice-governador pela chapa “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Cleiton Roque, participou, na manhã desta segunda-feira, dia 23/08, de uma reunião na Madeireira Benker, onde estavam presentes o Presidente Municipal de PSB, Paulo Dimer Justo, Abraão Benker e Dona Celina Benker, fundadores do Partido dos Trabalhadores em Rondônia, além de Evandro Justo Benker, proprietário da madeireira.

Durante a reunião foi firmado o compromisso de realizar projetos através do PAC Estadual, voltados ao direito de moradia dos trabalhadores, e compromisso com o setor madeireiro. “Nosso Plano de Governo está muito bem representado pelo candidato a governador, Eduardo Valverde, onde a situação madeireira, não apenas da nossa região, mas de todo Estado, já que muitas localidades ainda vivem do extrativismo natural da madeira, é amplamente discutida e sugerida”, disse Cleiton Roque.

Ele salientou que muitas políticas públicas de sustentabilidade na área de produção de madeira serão fomentadas no governo de Valverde. “No nosso governo vamos buscar parceria com a União visando apoiar de forma mais contundente esse setor, com responsabilidade social e ambiental, pois trata-se de um setor estratégico para a economia do Estado”, disse o vice.

O Plano de Governo de Eduardo Valverde prevê, ainda, a criação de órgão especializado em questões fundiárias para facilitar as ações de manejo florestal expedindo-se documento que assegure a realização da atividade extrativista de madeira.

“Nossa maior preocupação é garantir emprego e renda para a população, fomentando também o setor moveleiro que é forte em nossa região, sem, entretanto, ferir as leis ambientais de Rondônia e do Brasil, buscando parcerias e formas alternativas de garantir o trabalho e o comércio, fortalecendo o setor madeireiro que tem tudo para dar certo, dentro da legalidade”, concluiu Cleiton Roque.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cleiton Roque se reúne com comunidades rurais em Espigão do Oeste


Arnaldo B. T. Martins - No último fim de semana o candidato a vice-governador de Rondônia, Cleiton Roque (PSB), que disputa o Governo do Estado ao lado de Eduardo Valverde (PT), cumpriu extensa agenda na região de Pimenta Bueno. No domingo (15), em Espigão do Oeste, o candidato foi recebido pelo ex-prefeito da cidade Nilton Caetano, na Estrada do Calcário, Quilômetro 50.

Acompanhado do vice-prefeito de Espigão, João Bueno e Alessandra Vidigal, ambos candidatos a deputado estadual, Cleiton Roque também se reuniu com representantes de comunidades rurais na Linha E, Setor Nova Esperança, onde foi recebido pelo Presidente da Associação de Produtores local, Adalto, prestigiando ainda a 9ª Prova de Laço na Estrada do Pacanara, Quilômetro 76, Picket Jr., conhecido também por “Comunidade do Rafael”.

“Essas andanças pelo interior da nossa região já realizo mesmo antes de ser candidato a vice-governador, de forma que conheço de porto a realidade do pequeno produtor da nossa região”, disse Cleiton Roque. Ele explicou que dos 52 municípios do Estado, 40 tem população inferior à 30 mil habitantes e são essencialmente rurais. Do total populacional de um milhão, quatrocentas e cinqüenta e três mil pessoas, mais de 50 % vivem direta ou indiretamente ligados ao complexo agrosilvopastoril. “Isso justifica uma especial cautela e atenção com o tema dito Rural no estado já que este se mostra totalmente atrelado à economia e a toda a população de Rondônia”, concluiu.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cleiton Roque visita linha 29 em Primavera de Rondônia e fala do Plano de Governo para o setor rural


Arnaldo B. T. Martins - No ultimo sábado (14) o vereador e candidato a vice-governador de Rondônia, Cleiton Roque (PSB) visitou a linha 29 em Primavera de Rondônia, onde participou de uma atividade festiva da Associação dos Produtores Rurais da Linha 29, e foi recebido com festa pelo Padre Silvino, presidente da associação.

Cleiton Roque recebeu varias reivindicações dos produtores rurais que ali se encontravam e destacou o desafio do Governo do Estado para incentivar ações que possam transformar as pequenas e medias propriedades rurais, as tornando mais rentáveis. “O estado precisa investir mais em ciência e tecnologia para acompanhar os avanços tecnológicos do setor” disse Cleiton.

Ele destacou que Rondônia tem mais de 80 mil estabelecimentos rurais, mais de 8 milhões de hectares trabalhados, com 277 mil trabalhadores diretamente envolvidos com a atividade, sendo um terço deles de mulheres agricultoras. Injusta e desproporcional a relação desta massa de cidadãos e trabalhadores com o acesso á políticas públicas. Apesar de sua importância para a economia do estado, menos de 20% destes estabelecimentos receberam financiamento ou seja para investimento, custeio ou comercialização; “quer dizer, desfrutaram de menos de 1,5 % de todos os recursos destinados pelo Governo Federal a atividade no País” observou.

Cleiton Roque enfatizou que produtividade e qualificação sustentável dos sistemas produtivos como Classificação, Colheita, Secagem, Armazenagem. Regularização Fundiária, Georreferenciamento, além de titulação de áreas e ordenamento fundiário do Estado de Rondônia, são temas inseridos no Plano de Governo de Eduardo Valverde e Cleiton Roque.

“Nosso objetivo é o de melhorar a qualidade de vida do homem do campo, viabilizando às famílias de pequenos produtores sua permanência no setor rural, como forma de combater o êxodo rural, previnindo também a superlotação das cidades, que por sua vez agrava a violância e prejudica a vida de crianças, jovens e adultos”, concluiu.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cleiton Roque fala sobre políticas públicas para juventude em Espigão do Oeste


Arnaldo B. T. Martins - Acompanhado do candidato a deputado federal pelo PT, Padre Tom, e pelo candidato a deputado estadual também pelo PT, João Bueno, o candidato a vice-governador de Rondônia – PSB, Cleiton Roque, esteve em Espigão do Oeste na noite de ontem (5), onde conversou com diversos militantes e simpatizantes da campanha de Eduardo Valverde (PT), para Governador de Rondônia.

Cleiton Roque foi enfático ao falar da Lei da “Ficha Limpa”, dizendo que Rondônia precisa de políticos compromissados com a ética na política. “Política para mim é um chamado, e como evangélico sei sobre a importância de um nome limpo diante da sociedade e diante de Deus para compor o Governo de Rondônia, e a coligação PT/PSB tem dezenas de nomes ilibados na política local”, observou.

Cleiton Roque lembrou que a ausência de Políticas Públicas de Juventude é uma seqüela histórica de Rondônia e isso vem acumulando uma série de conseqüências que culminam na atual criminalização da juventude no estado.

“O nosso Plano de Governo estabelece, dentre outras coisas, a criação de órgão especializado em Juventude visando fortalecer as políticas públicas de juventude, que implicam responsabilidades diretas e específicas com a implementação de projetos e programas voltados para esta classe da sociedade”, disse.

Ele destacou que no governo PT/PSB os jovens terão espaço assegurado na Política, porque vão incentivar e implementar nas escolas e universidades, mecanismos e disciplinas relacionadas à participação política (ciências sociais, filosofia, história dos levantes populares nacionais), que estimulem o debate e a troca de informações sobre temas referentes ao governo, movimentos sociais, história, conjuntura política e econômica, cidadania e políticas públicas, “exercitando e desenvolvendo assim o senso-crítico, sobretudo, sobre a realidade local”, concluiu.