Pesquisa personalizada

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cleiton Roque defende regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas

O vereador de Pimenta Bueno, Cleiton Roque (PSB) encaminhou a Indicação 107/2010 no dia 31 de maio de 2010 cobrando a necessidade da prefeitura municipal de Pimenta Bueno encaminhar para a câmara de vereadores projeto de lei que regulamenta a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Mas durante todo o ano passado o projeto não foi encaminhado, o que motivou a reiteração do pedido da indicação 208/2010 no dia 10 de Dezembro de 2010.

De acordo com o serviço brasileiro de apoio ás micro e pequenas empresas – SEBRAE, em Rondônia dos 52 municípios, 31 já regulamentaram a Lei Geral correspondendo a 59,62 % dos municípios.

Confira alguns dos benefícios da Lei Geral:

Os arts. 42 a 49 da Lei Geral que foram regulamentados pelo Decreto nº. 6.204/07 estabeleceram mecanismos de ampliação do acesso da ME e EPP aos mercados, à medida que estabeleceram condições especiais de participação dessas empresas em processos de aquisição de bens e serviços realizados por meio dos órgãos públicos, entre eles:

I. Tratamento favorecido nas licitações – exclusividade de participação nas licitações até R$ 80.000,00 e, nas de valores superiores, a garantia da reserva de 25% da contratação de bens que sejam divisíveis e da subcontratação de até 30% do valor contratado com médias ou grandes empresas;

II. Comprovação de regularidade fiscal – somente é exigida na assinatura do contrato, podendo ser concedido prazo de dois dias, prorrogável por igual período, para regularizar alguma restrição quanto à documentação apresentada;

III. Critério de empate nas licitações – preferência da ME e EPP na contratação quando apresentar proposta com valor igual ou superior em até 10% ao da proposta melhor classificada;

IV. Direitos de créditos não-recebidos – possibilidade de emissão de cédula de crédito micro empresarial decorrentes de empenhos não-pagos no prazo de 30 dias.

Na opinião do vereador Cleiton Roque o Município de Pimenta Bueno, não pode ficar para trás, “antes da aprovação da Lei vi o esforço do SEBRAE local e ajudei a divulgar a coleta de assinatura cobrando a aprovação em Brasília, é obrigação do poder público criar ferramentas que venha a incentivar o empreendedor, pois uma parcela significativa de empregos de carteiras assinadas é das micro e pequenas empresas, setores da economia que está em plena expansão”. Disse o vereador. A iniciativa do projeto é do executivo conforme determina a legislação em vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário